Aviso:estão sendo feitas mudanças no layout !

Começei a mudar um pouquinho o layout , por isso , o blog pode estar meio " bagunçado" .
Logo tudo vai estar arrumado..
Seja bem-vindo .^^

domingo, 14 de setembro de 2008

O verdadeiro significado de Datte Bayo

Quem já assitiu Naruto (em japoês), já deve ter percebido (com certeza), que o Naruto vive dizendo : ...Datte Bayo , ou ... tte bayo.
Bem, eu pesquisei na net e encontrei um artigo dizendo o significado disso.

Peguei a resposta no Dattebayo.
Um sufixo utilizado na lingua japonesa que indica a irritacao do sujeito sobre a segunda pessoa que nao entendeu (ou fez, etc) o que o sujeito disse.
ex: Eu jah disse! Eu disse! Nao te disse?

Por que o Naruto fala DATTE BAYO e outras vezes TTE BAYO????

ex: Wakatta ttebayo! (eu ja disse que entendi!jah entendi, tah bom?) o sufixo "tte" eh usado em japones pra indicar o q o sujeito ouviu, nesse caso, o sujeito (naruto) afirma por ele mesmo o q ele fala por ter usado o "tte" + o "ba". O sufixo "yo" eh equivalente ao "neh" q usamos no portugues, ex: Takai yo! (Caro neh!) Qdo ele usa o TTEBAYO normalmente vem depois de um verbo ou algum adjetivo tipo (i), por isso nao precisa do "da" no comeco.
ex: Kirei datte bayo! (jah disse q eh bonita!)Qdo ele usa o DATTEBAYO normalmente vem depois de um adjetivo tipo (na), por isso leva o "da" no comeco.

NOTA***para saber qual adjetivo eh (i) e qual eh (na) precisa estudar japones TTEBAYO!

Datte bayo eh um sufixo, ou seja, eh utilizado pra terminar uma frase.Significa q a pessoa q estah falando quer mostrar q sua opiniao deve ser ouvida. O naruto fala eu quero ser um hokage! E o povo dah risada dele, entaum ele fica irritado e usa o datte bayo da frase, ex: eu quero ser um Hokage datte bayo! Ou seja, eu quero ser um Hokage, jah naum falei? Ele tah afirmando q jah falou e deixando bem claro q tem plena conviccao do que disse ex: Eu jah disse que vou ser hokage!/ Eu disse! /Nao te disse?
Na versao em ingles foi traduzido como BELIEVE IT, ou seja, ACREDITE!!Ex: Quero ser Hokage, acredite!!!!!
ex: Wakatta ttebayo! (eu ja disse que entendi!jah entendi, tah bom?)Wakatta eh "endendi" em portugues, tte bayo eh "tah bom?" Em portugues
O sufixo "tte" eh usado em japones pra indicar o q o sujeito ouviu, nesse caso, o sujeito (naruto) afirma por ele mesmo o q ele fala por ter usado o "tte" + o "ba". le poderia dizer apenas WAKATTA TTE BA! Q seria a mesma coisa q wakatta tte bayo! O sufixo "yo" eh equivalente ao "neh" q usamos no portugues, ex: Takai yo! (Caro neh!) Entao o Naruto fala! Quero ser Hokage, eu jah disse neh! Qdo ele usa o TTEBAYO normalmente vem depois de um verbo ou algum adjetivo tipo (i), por isso nao precisa do "da" no comeco. Ou seja, ele nao usa #DA# do datte bayo pq tem um verbo na frase antes do sufixo! ex:Entendi, naum disse?!-wakatta-ttebayo! ex de adjetivos tipo (i)

Omoshiroi - interessante = omoshiroi tte bayo
Ustukushii - bonito = utsukushii tte bayo
Tanoshii - engracado = tanoshii tte bayo
Kawaii - bonitinho = kawaii tte bayo,
etc…
Yoi - bom
Akai - vermelho
Aoi - azul
Hayai - rapido
Kiiroi - amarelo
ex: Kireida ttebayo! (jah disse q eh bonita!)
Qdo ele usa o DATTEBAYO normalmente vem depois de um adjetivo tipo (na), por isso leva o "da" no comeco.
ex. de adjetivos tipo (na):
Shizuka - quieto = shizuka datte bayo
Kantan - facil = kantan datte bayo
Dame - naum = dame datte bayo
Hen - estranhoKirei - bonito
Midori - verde

Bem, aí fica uma aulinha de japonês ...

Nenhum comentário:

Blog sob licença :